Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» União das Freguesias de Portela e Extremo - Concelho de Arcos de Valdevez - Distrito de Viana do Castelo - Portugal

O Caminho Minhoto Ribeiro (veja aqui com imagens incluídas)

 

Os representantes dos Municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Ponte da Barca, Vila Verde e Braga, em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), celebraram o protocolo de colaboração, comprometendo-se a promover um trabalho conjunto de gestão do itinerário do Caminho, visando a sua certificação, promoção e dinamização deste caminho.


O Caminho Minhoto Ribeiro trata-se de uma rota histórica, que segue na maior parte através de caminhos medievais e calçadas romanas, tendo início na cidade de Braga, passa por Arcos de Valdevez até à fronteira com Espanha, passando depois pela Galiza, até Santiago de Compostela e unindo seis municípios minhotos e 16 galegos.


O caminho Minhoto Ribeiro, que já se encontra sinalizado, com o apoio do Município, é um percurso que remete para uma viagem histórica e de elevada importância para o Norte de Portugal.


A recuperação desta rota contribui para a criação de relações transfronteiriças, promover o encontro com a natureza, com o património histórico, com as tradições e a cultura das comunidades.


A certificação e recuperação deste caminho ancestral representam, para o concelho de Arcos de Valdevez e para a região, um produto de elevado valor a nível turístico, cultural e económico, em prol do desenvolvimento do território.


O Caminho Minhoto Ribeiro é um dos caminhos mais antigos, que liga o norte de Portugal à cidade do apóstolo Santiago, sendo agora recuperado no âmbito do projeto de certificação desta rota tendo passagem pela União de Freguesias de Portela e Extremo.


No mês de dezembro, foi assinado o protocolo entre o Município de Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Ponte da Barca, Vila Verde e Braga, com vista à reativação e promoção desta rota.


Um percurso que remete para uma viagem histórica e de elevada importância para o Norte de Portugal, tendo por isso sido desenvolvido um projeto de certificação do ‘Caminho Minhoto Ribeiro’, com o apoio dos vários municípios.


Uma rota histórica, que segue na maior parte através de caminhos medievais e calçadas romanas, tendo início na cidade de Braga e unindo seis municípios minhotos.


A certificação e consequente recuperação deste caminho ancestral, para o concelho de Arcos de Valdevez e para a região, representa um produto de elevado valor a nível turístico, religioso, cultural e económico em prol do desenvolvimento do território.


Em simultâneo, a recuperação desta rota vem contribuir para criação de relações transfronteiriças, promover o encontro com a natureza, com o património histórico, com as tradições e a cultura das comunidades.


Será de salientar que o Caminho Minhoto Ribeiro tem 3 entradas desde Portugal para Galiza:·         O roteiro principal, desde Braga a Vilaverde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monçao, y Melgaço atravessando os municípios de Padrenda, Pontedeva, Cortegada, Arnoia, Castrelo de Miño, Ribadavia, Beade, Leiro, O Carballiño, Boborás, Beariz, Forcarei, A Estrada, Vedra, Boqueixón e Santiago de Compostela.

·         Braga, Ponte da Barca até Baixa Limia, Lobios e Entrimo, Castro Leboreiro, onde já se uniria com o itinerário principal.

·         Terras de Bouro até as proximidades da vila de Lobios, Entrimo e Castro Laboreiro (Portugal), onde já se uniria ao itinerário principal.

 


O Forte do Bragandelo

 

Veja aqui a excelente reportagem, sobre este Forte na nossa freguesia

 

 

 


 

Ver mapa maior

Autarcas 2021-2025...
2021-10-26 16:48:00 Em virtude das últimas eleições e da agregação de freguesias...
Tempo Viana do Castelo